domingo, 4 de março de 2012

Como chegar até o Santuário de La Salette (local da aparição)

O Santuário de La Salette
O Santuário de La Salette
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








Por vezes, leitores perguntam como chegar até o Santuário de La Salette, estrada, condução, etc.

Nossa experiência pessoal é mínima. Só pude ir uma vez, embora não faltem desejos intensos de voltar.

Porém, como escreveu algum literato: “no mundo dos cegos, o caolho é rei”, eis algumas experiências que costumo contar aos missivistas, desejando que possam ser úteis a quem quer que seja. E aguardando que algum outro peregrino possa enviar dicas ainda melhores para a romaria.

La Salette fica na França, porém bem longe de Paris aonde chega a maioria dos voos comerciais que partem do Brasil.

Fica quase encostada na fronteira com a Itália, mais perto de Turim, a cidade de São João Bosco.

 Route Napoleon: de Grenoble a Corps
La Salette é uma aldeia que só dá o nome à aparição. A capital da região e sede do bispo diocesano é Grenoble.

A cidade onde aconteceram os fatos mais ligados à aparição é Corps.

Desde Paris há muito trem para Grenoble porque é uma região muito frequentada pelo turismo.

A grande maioria dos trens sai da estação ‘Gare de Lyon’ de Paris (preferir os trens TGV diretos que demoram por volta de três horas, sem trocar de comboio).

A chegada é na ‘Gare Routière’ de Grenoble. De ali partem ônibus para Corps (a cidadinha mais próxima do local da aparição) a cada hora aproximadamente. Horários.

Demoram por volta de duas horas, mas têm suas complicações pois param muito, e por vezes é preciso fazer baldeação.

De carro, desde Paris é tudo auto-estrada, passando por Lyon.

Corps, cidade onde nasceram os videntes

Em Grenoble é preciso pegar uma estrada histórica: a Rota de Napoleão, em direção a Gap. A bem dizer é a única.

É uma estradinha ultra-pitoresca em bom estado e consome por volta de uma hora, ou hora e meia, até a cidade de Corps. Mais dados sobre Corps aqui.

Corps é uma cidade pequenina onde há vários hotéis com preços razoáveis. Lá nasceram os videntes. Maximin está enterrado no cemitério da cidade que está sempre aberto.

Ali se encontram as casas onde nasceram os videntes. A casa de Mélanie foi restaurada recentemente, segundo me informaram. Quando eu estive estava quase abandonada.

A partir de Corps se sobe até o Santuário que fica no alto da montanha, no local da aparição. Há só 14 kms, mas é uma ascensão em que o carro vira avião.

Chegando de carro ao Santuário
Chegando de carro ao Santuário
A estrada é boa e o panorama magnífico.

Essa estrada passa ao lado da aldeia de La Salette-Fallavaux, que dá o nome à aparição, e termina no Santuário.

Ali há estacionamento e uma hospedaria muito grande para romeiros, com quartos muito simples, mas limpos e muito em conta, e um restaurante. Mais nada, além das instalações religiosas do Santuário.

Na época que eu fui (fim do inverno, quase sem visitantes) não havia condução de Corps até o Santuário, mas creio que sim há nas épocas com menos frio e mais visitantes. Eu fui de carro.

Os hotéis de Corps têm mais charme. A hospedaria do Santuário tem apenas a comodidade da localização.

A região toda é belíssima, cheia de locais para visitar, e La Salette fica num local privilegiado, sobre tudo, abençoado.

Quem puder ir reze por mim em La Salette.


Mapa para chegar ao local da aparição saindo de Paris (de carro) - Movimente com o mouse
VEJA MAPA MAIOR


De Corps (cidade mais próxima) até o Santuário (bela estrada de montanha) - Movimente com o mouse


VEJA MAPA MAIOR


4 comentários:

  1. Olá, queridos amigos deste blog!
    Meu nome é Maria Isabel.
    É com grande alegria que escrevo algumas palavras agradecendo em primeiro lugar pelas informações encontradas aqui e também por quase ter chegado à La Salete! Meu marido e eu planejamos passar um dia em La Salete dentro do roteiro turístico de uma viagem pela Europa em janeiro de 2013. De Lyon pegamos um trem para Grenoble, onde há no domingo um ônibus às 8:03h que sai do Terminal para uma cidade chamada Corps. O cenário é incrível, muitas montanhas e neve, neve, neve! Ao chegarmos em Corps, depois de duas horas de viagem, era muito difícil encontrar pessoas e uma gentil senhor de uma oficina mecência informou-nos que somente o taxista poderia dar maiores informações. Dentro de uma lojinha de conveniência de um posto de gasolina o taxista informou-nos que não há possibilidades de chegar no Santuario de La Salette no inverno, pois naqueles dias havia um metro e meio de neve, o caminho estava interditado e lá não havia pessoas. O próximo ônibus (ou único) de volta à Grenoble passou às 17:23h e ficamos aguardando contemplando as montanhas nevadas, visto que a lojinha de conveniência fechou e não havia nada mais aberto por ali... nem igreja, nem hotel, nem restaurantes. Depois de muito caminhar encontramos uma lanchonete, fizemos um lanchinho e continuamos aguardando o ônibus... uma grande aventura! Logicamente rezamos por você que pediu orações, lembramos do seu pedido! Mas para realmente chegar ao Santuario, que fica depois de Corps mais 14 km, é preciso estar no verão deles! Que Deus nos permita um dia! Beijos a todos! Nossa Senhora da Salete, rogai por nós!

    ResponderExcluir
  2. Estive neste local em 2012, ficarei maravilhada , não posso deixar de recber noticias daí de tds.
    marialaurdelia@gmail.com
    Lurdelia ( João Pessoa - Paraiba )

    ResponderExcluir
  3. queria saber com foi a vida desta santa ?

    ResponderExcluir
  4. Estivemos, mina mulher e eu, em La Salette, em maio de 2010, mas, fomos de carro. O caminho todo é magnífico, mas, quando se chega ao local das aparições e da Basílica, é como chegar nas antecâmaras do Paraíso. É maravilhoso! O pico onde se localiza a Basílica é cercado por uma série de outros picos mais altos, todos cobertos de neve, formando um panorama espetacular. Outra vantagem de se ir de carro é que Corps está a uns 150 km de Annecy (umas duas horas de viagem), linda cidadezinha francesa, à beira do lago do mesmo nome, onde estão os túmulos de São Francisco de Salles e de Santa Joana de Chantal, na Igreja do Mosteiro da Visitação, fundado por eles. É um belo complemento a uma visita a La Salette

    ResponderExcluir